SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Evento: Secma realiza Semana da Cultura Popular

Com o tema “Maranhão de todos os Santos”, a Semana da Cultura Popular 2011, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Cultura Popular, acontece até a sexta-feira (16) com exposições, palestras, oficinas e vasta programação cultural, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz, 205-Centro. 

Por meio do evento, o público pede conhecer um pouco da cultura popular religiosa maranhense com uma exposição de esculturas de Santos, altares e tapeçarias dos artesãos como Eduardo Sereno, Chico Santeiro e João Amaral, na Galeria Zelinda Lima (CCPDVF). 

Imagens em cera de ex-votos, do acervo do Centro de Cultura Popular, também fazem parte da exposição, além de andor e santos feitos pelo artista plástico Flávio Veiga. 

Programação 
A programação de oficinas segue até a sexta-feira (16), na Casa de Nhozinho, pela manhã e na Casa da FÉsta (CCPDVF) pela tarde. A oficina de Artes Sacras, coordenada pelo artesão Eduardo Sereno, sobre técnicas de escultura com tema religioso, está acontecendo das 9h às 12h. A tarde, das 15h às 18h, tem oficina de Ladainhas, com as rezadeiras da Madre Deus. 

O auditório Rosa Mochel (CCPDVF) será palco para a palestra desta quarta-feira (14) que terá como tema Os Santos no Tambor de Mina, que será proferida pela professora antropóloga Mundicarmo Ferretti; na quinta-feira será a vez da professora Beatriz Pimentel, da Universidade Nova Lisboa-Portugal com a palestra Aspectos simbólicos da Festa do Divino. Na sexta-feira (16), a professora Ester Marques (Ufma) fala sobre o tema “O ciclo Natalino no Maranhão”. 

Atrações 
A programação da noite de quarta-feira (14) começa às 19h com Ladainha de Santo Antonio, com as rezadeiras da Madre Deus; Show Doutrinas, com o cantor Roberto Ricci; tambor de mina da Vila Nova e tambor de crioula de Tamatatiua (Alcântara). 

Na quinta-feira o público assistirá o Império e Caixeiras de São Luís de França; Império e Caixeiras de São Cosme e Damião; Baile de Caixa, da Fé em Deus; e tambor de crioula de Mestre Canuto. 

A programação da Semana de Cultura Popular de 2011 encerra na sexta-feira (16) com apresentação da Ladainha no Presépio, com as rezadeiras de Maracanã; Reis do Alecrim, de Maracanã; Pastor de Dona Elzita (grupo folclórico natalino); e Jornada de São Gonçalo, de Humberto de Campos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário