Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Delegada Cristina Resende é a nova comandante da Polícia Civil do Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão está desde a quarta-feira (17), sob o comando da delegada Maria Cristina Resende. A posse oficial da nova delegada geral, realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, contou com a presença do vice-governador, Washington Luiz, do secretário de Segurança, Aluísio Mendes, delegados, comandantes e representantes de instituições de Segurança. Esta é a primeira vez na história da polícia do Maranhão que uma mulher ocupa este cargo. No Brasil, Cristina Resende é a quarta mulher a assumir a função. 

De acordo com o secretário Aluísio Mendes, a nova integrante da equipe de dirigentes da Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP) vai dar encaminhamento aos projetos em andamento. “A delegada tem a espinhosa e dura tarefa de substituir o delegado Nordman que fez um excelente trabalho à frente da instituição”, enfatizou. 

Metas 
A nova delegada disse que como policial pretende trabalhar para que a autoridade da Polícia Civil seja reconhecida como um trabalho efetivo e que sirva para a sociedade e ao Judiciário para uma investigação proveitosa para todos os processos. 

“O trabalho feminino tem algo de especial e queremos fazer algo para que a sociedade nos veja como servidora e como pessoa empenhada em garantir segurança a todos os cidadãos”, disse Cristina Resende. 

O redimensionamento da circunscrição das regionais e de algumas delegacias que estão sobrecarregadas são algumas das mudanças que será feitas pela delegada geral. “Esse redimensionamento implica em providenciar meios para que os delegados estejam o mais próximo possível de todos os municípios e das necessidades da população, para que haja um trabalho rápido de investigação no interior”, explicou. 

Cristina Resende disse que vai analisar o trabalho que vem sendo feito nas delegacias do interior. Ela adiantou que na chefia da Superintendência Estadual de Investigações Criminais ficará o delegado Augusto Barros, que substituirá o doutor Marcos Afonso, que vai para a sub-delegacia geral.  A corregedoria da Policia Civil, que será fortalecida, segundo informou a delegada, será ocupada pelo delegado Mauricio Martins. 

Trajetória
Delegada há 21 anos, Cristina Resende ingressou nos quadros da Polícia Civil em 1990 por meio de concurso público. Assumiu, no mesmo ano, a Delegacia Especial da Mulher (DEM) da cidade de Bacabal. Em 1991 foi delegada adjunta na Delegacia de Defraudações, em São Luís, passando a ser titular, meses depois, e permanecendo nesse cargo por cinco anos. 

Foi, também, titular da Delegacia de Costumes e Diversões Públicas por um ano. Na oportunidade, desenvolveu várias ações e trabalhos de conscientização contra a poluição em bares, clubes, casas de reggae e estabelecimentos comerciais afins, nas praias de São Luís, bem como em lojas da Rua Grande. 

Assumiu a Delegacia Fazendária (Defaz) por cinco anos quando participou da investigação técnico-científico de crimes relacionados ao Projeto Fronteira, resultando na arrecadação de tributos sonegados. Desde 2003 exercia suas funções na Corregedoria do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, ocupando o cargo de chefe do Serviço de Disciplina, além de prestar assessoramento técnico aos corregedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário