SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Convênio: Semu capacitará trabalhadoras rurais de 52 municípios

Tem início na próxima, nesta quarta-feira (1º), nos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues, as ações de mobilização e capacitação do “Projeto Cidadania e Empoderamento das Trabalhadoras Rurais Maranhenses”. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), que trabalhará a temática “Violência contra a mulher do campo” e “Bloco de Notas da produtora rural”.

O Projeto é viabilizado a partir de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Caixa Econômica Federal. Conta com a parceria de diversos organismos como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Caixa, Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Secretaria de Estado de fazenda (Sefaz), entre outros.

A meta é atingir mulheres trabalhadoras rurais de 52 municípios do Maranhão, que integram os Territórios da Cidadania, programa do Governo Federal que objetiva promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

De acordo com a gestora do projeto, Diana Ferreira, a proposta é atingir 1.560 mulheres. “Iremos capacitar, até maio, as trabalhadoras rurais para que possam ser multiplicadores das temáticas de Gênero, Sexualidade, Violência Doméstica e Sexual, com a transversalidade em etnia, geração, cidadania, meio ambiente e saúde”.

Consta da programação da capacitação, que encerrará sábado (3), discussão sobre o empoderamento e o protagonismo da mulher trabalhadora rural; a importância da Nota Fiscal e a apresentação sobre a Lei Maria da Penha.

Os próximos municípios a receberem a equipe de mobilização e capacitação serão: Santo Amaro e Trizidela do Vale, de 7 a 9 de fevereiro; Pedreiras e Lima Campos, de 13 a 15. Ainda em fevereiro a equipe estará nos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco de 27 a 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário