SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Inevitável: crise gera instabilidade e valorização do ouro como investimento

O investimento em ouro continua sendo a melhor opção para aqueles que estão fugindo da crise econômica mundial que anda desestruturando os países europeus. Em 2011, por exemplo, a compra do ouro pelos bancos centrais mais do que dobrou em relação ao terceiro trimestre de 2010, e neste ano alguns presidentes e diretores que lidam com o metal afirmam que a cotação irá variar entre US$ 1.700 e US$2.200 a onça-troy. 

Por isso, em 2012, o ouro continua como sustentáculo da economia mundial para se esquivar da insegurança e da instabilidade da crise americana, Grécia e a moeda do euro. Em outras palavras, este é o momento dos investidores irem firme com o metal mais precioso do mundo. Moacir Camargo, gerente deplanejamento da OM Ouro, explica que apesar da commodity seguir os preços internacionais, ela se torna diferente e segue um fluxo contrário nos momentosde crise. 

“O preço do metal aumenta a sua demanda e consequentemente o preço, pois o investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, deixa de investir em seu próprio parque fabril (já que a demanda vai encolher) e a pessoa física, temendo uma desvalorização da moeda, também partem para o ouro como forma de reserva de valor e para obtenção de ganhos financeiros.”, complementa. 

Sendo assim, qualquer crise financeira alavanca o preço do ouro. Em 2011, o metal acumulou alta de aproximadamente 10%, o décimo primeiro ano consecutivo de valorização. E para completar, depois de 20 anos fechada, a exploração de Serra Pelada, no Pará, será novamente reaberta, no qual as empresas participantes estimam a presença de 50 toneladas do metal. 

Moacira firma que não há segredos e nem uma fórmula para se investir no ouro, apenas adquiri-lo quando há momentos de instabilidade econômica ou política interna ou externa evender logo que identificado o momento de calmaria. 

“É seguro porque não perde valor ao longo do tempo (reserva de valor) e tem liquidez certa a qualquer tempo e lugar do mundo. Para se ter ideia de liquidez, instituição financeira ou qualquer joalheira compra o metal já que ela é moeda de troca com a indústria de joias.”, conta. 

Como não há um perfil de investidor para o ouro, qualquer um pode adquirir o metal através de lojas específicas e especializadas. Para Camargo, o ouro é soberano frente a outros investimentos, pois sempre teve rentabilidade. 

“Em nenhum momento,tomando como referência um prazo de 10 anos, o ouro remunerou menos que acaderneta de poupança brasileira – é a que mais remunera o poupador no mundo, com correção mais de 6% ao ano”, afirma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário