SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

sexta-feira, 1 de junho de 2012

170 mil/m²: Emap apresenta projeto para arrendamento de área para pellets e celulose

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) apresentará em audiência pública que será realizada na empresa, no dia 15 de junho, às 15, o Termo de Referência do arrendamento portuário de um Terminal de Uso Público para a armazenagem e movimentação de granel sólido de origem florestal (pellets) e carga geral (celulose) no Porto do Itaqui. A ação visa a ampliação do Programa de Arrendamento de Áreas e Instalações Portuárias do Porto do Itaqui.

A oportunidade integra o planejamento da empresa para expansão do Porto do Itaqui nos próximos anos. A área, destinada a carga geral e granel sólido de origem florestal, tem capacidade para movimentar dois milhões de toneladas por ano (tpa) de pellets, madeira prensada e desidratada, podendo chegar a três milhões de tpa. De celulose será 1,5 milhão tpa, podendo essa capacidade ser duplicada.  

"Serão, aproximadamente, 170 mil metros quadrados localizados próximos ao Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). A operação contará com galpões de armazenagem e acessos rodoferroviários", explicou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent.

Pelo plano de negócios da Emap, este ano serão movimentadas 15,3 milhões de toneladas de carga no porto maranhense. Seguindo uma linha ascendente, a estimativa para 2016 é movimentar 27 milhões de toneladas, quando já estarão em pleno funcionamento tanto o Tegram quanto o píer petroleiro 108. A previsão é que o Itaqui passe a operar celulose já no último trimestre do próximo ano e pellets no primeiro quadrimestre de 2014.

Depois da discussão em audiência pública, o projeto seguirá para aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e em seguida para o Tribunal de Contas da União (TCU). Só então o edital será publicado. O empreendimento está orçado em R$ 243 milhões para uso por 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário