SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cultura: Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy) será inaugurado nesta quinta-feira

O Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), será inaugurado nesta quinta-feira, 08 de junho. A solenidade acontecerá às 19h e contará com a participação do Quinteto Instrumental da Escola Municipal de São Luís, da atriz Lêda Nascimento e do Coral São João. 

O Cineteatro terá em sua estrutura um palco em freijó de 39,32m², camarins, foyer, banheiros, sala administrativa, além de cabine de som e de projeção com equipamentos de áudio e vídeo multimídia, e um salão, que recebe o nome do grande artista maranhense Reynaldo Faray, com capacidade para 239 lugares. 

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, "a nova casa de espetáculos representa um espaço a mais para exposições e apresentação de produções locais e nacionais, fortalecendo a cultura local e entregando para a população um grande presente, em comemoração aos 400 anos da cidade”.

O novo equipamento cultural será administrado pela Func e, de acordo com a lei de criação (nº 5.604, de 18 de janeiro de 2012), será destinado a promover encenações teatrais, apresentações de canto lírico e popular, exibições de músicas orquestradas, de canto coral, de trabalhos audiovisuais, palestras, convenções de natureza diversa e outros eventos socioculturais. 

Roxy
Construído em 1939, com características ‘Art Decó’, o antigo Cine Roxy representou um período em que a cultura cinematográfica era bastante difundida na vida dos ludovicenses. Localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, o imóvel foi desapropriado e adquirido pela Prefeitura para ser totalmente recuperado e transformado. 

O projeto de restauração para o espaço foi orçado no valor de R$ 1.239.518,41, e executado através de um convênio assinado entre a administração municipal e o Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. As obras iniciaram em julho do ano passado, sob a responsabilidade da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). 

O antigo ‘Cine Roxy’ foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no final dos anos 30. Naquela época, recebeu a denominação de “Cinema das Estrelas”. Em junho de 1939, o prédio abriu as portas para o público, apresentando “As aventuras de Hobin Hood”, que ficou por três meses em cartaz. Entretanto, o Cine Roxy não acompanhou a evolução tecnológica e perdeu seu espaço para outras salas de cinemas, que foram abertas na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário