SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Livro que versa sobre estética do Bumba Meu Boi será lançado nesta quinta-feira

O Maranhão vive neste mês seu período festivo mais conhecido: as festas juninas, marcadas tradicionalmente por apresentações culturais de tambor de crioula, dança do cacuriá e pelos mais diferentes sotaques de bumba meu boi.

Um recorte dessa diversidade cultural será contado em um livro, com lançamento marcado para esta quinta-feira (20), às 18h, no hall do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). 

"O Bumba meu boi como fenômeno estético: corpo, estética e educação" é o título da obra do professor doutor Raimundo Nonato Assunção Viana, que enfoca a manifestação folclórica a partir da análise do Boi de Leonardo, da Liberdade. O livro recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), através do edital de apoio a publicações APUB/Fapema 2011. 

No livro, o autor propõe o debate entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais, especificamente, no bumba meu boi do Maranhão, sotaque de zabumba. Junto ao livro será apresentando um DVD que o acompanha e mostra cenas da pesquisa apresentando todo o ciclo da brincadeira de bumba-boi "do batizado à morte" que ajudam a reforçar os argumentos apresentados em toda a obra. O livro traz ainda um glossário e trechos de toadas de bumba meu boi, além de fotografias.

A obra é embasada pela Teoria da Fenomenologia, no pensamento filosófico do francês Maurice Merleau-Ponty, que traz como ponto base a descrição do mundo-vida e mostra a realidade como ela se apresenta. 

"Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no bumba meu boi do Maranhão", descreveu o pesquisador.

SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do livro "O Bumba meu boi como fenômeno estético: corpo, estética e educação", do professor doutor Raimundo Nonato Assunção Viana
QUANDO: Nesta quinta-feira (20), às 18h
ONDE: Hall do Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário