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segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Varejo Alimentar: estudo revela que Micro e Pequenas Empresas são a maioria

A maior fatia do Varejo Alimentar no Brasil é composta por Micro e Pequenas Empresas, revela estudo da Serasa Experian que está sendo apresentado nesta segunda-feira, 05, na 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e 16ª Sweet Brasil International Expo – ABAD 2013 Fortaleza. O levantamento aponta que 85% dos estabelecimentos atuantes no segmento são micro – 47% do total, com faturamento anual entre R$ 60 e R$ 360 mil – e pequenos negócios – 38%, com ganhos entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões ao ano. Os empreendedores individuais representam 12,7% deste mercado e faturam até R$ 60 mil anualmente. O estudo mostra ainda a distribuição regional dos estabelecimentos. Metade do total (50,2%) está alocada no Sudeste; 20% no Sul e 18% do varejo alimentar são da região Nordeste. Já as regiões Centro Oeste e Norte concentram, respectivamente, 7,1% e 4,5% do setor. Outro dado revelado diz respeito à representatividade de empreendedores individuais em cada região do Brasil. No Nordeste, para cada 100 no varejo alimentar, 17 são empreendedores individuais. Na região Norte esta relação é ainda maior, chegando a 21 empreendedores individuais. No Centro-Oeste, eles são 16, no Sudeste 11 e no Sul oito empresários individuais a cada 100 estabelecimento alimentar.
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A Secretaria Municipal de Educação oferece 2.100 vagas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM URBANO.// As matrículas começam hoje, dia cinco.// O público-alvo são jovens entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não têm Ensino Fundamental.// o PROJOVEM tem duração de um ano e seis meses, oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100 por mês.// As inscrições são realizadas nas escolas da rede municipal participantes do PROJOVEM URBANO./ As aulas estão marcadas para começar ainda este mês.//
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De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em julho/13 avançou 0,2% na comparação com o mês imediatamente anterior (junho/13), já efetuados os devidos ajustes sazonais. Os segmentos que experimentaram os maiores avanços foram lojas de veículos, motos e peças (1,0%), o de combustíveis e lubrificantes (0,4%) e o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,2%). Já outros segmentos apresentaram recuos no período, como as lojas de material de construção (-0,2%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%). O setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios não teve alteração. O crescimento de 0,2% na atividade varejista em julho pode ser considerado moderado ante o cenário econômico de queda do poder aquisitivo do consumidor, inflação, juros altos e crédito seletivo.
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