SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bumba Meu Baja: equipe da UEMA participa de competição regional de off roads

A equipe Bumba Meu Baja, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participará da 8ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, que acontecerá no Estádio Municipal de Camaçari, Bahia, de 8 a 10 de novembro

Além dos maranhenses, dezessete equipes - cerca de 300 universitários de engenharia - da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe também disputarão a Etapa Nordeste, preparatória para a competição nacional, que acontece em São Paulo

As equipes projetaram e construíram carros off road, dentro das instituições de ensino, especialmente para a competição. Pernambuco e Paraíba possuem quatro equipes inscritas cada, enquanto a Bahia tem três, o Piauí e o Rio Grande do Norte com duas cada. Os Estados do Ceará, Maranhão e Sergipe contam com uma equipe cada. 

As provas terão início na sexta, dia 8, com apresentação oral dos projetos. No sábado (9), acontecem as avaliações de segurança, conforto, manutenção & custos, capacidade trativa, desempenho de dirigibilidade e final de projetos. Todos os carros são avaliados por juízes - engenheiros da indústria automotiva. 

No domingo, dia 10, os carros serão submetidos ao enduro de resistência, com três horas de duração e aberto ao público, a partir das 10h, com intervalo para reabastecimento. É a prova mais esperada pelas equipes. A prova é realizada em pista de terra, em condições bastante severas para as equipes e seus carros, denominados Baja SAE.

Off Road
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário