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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fraude: consumidores devem ficar atentos para evitar transtornos na Black Friday



O Black Friday, evento varejista de origem norte-americana que concede grandes descontos acontece no Brasil no próximo dia 29, tem como principal cenário o comercio eletrônico. Este ano, conta com a adesão de diversas empresas varejistas nacionais e internacionais. Apesar dos descontos, o consumidor deve ficar atento aos fornecedores participantes do evento, sobretudo em relação ao cumprindo de exigências estabelecidas por decreto, afim de evitar transtornos e fraudes. Os websites devem obrigatoriamente disponibilizar informações claras a respeito do produto, serviço e do próprio fornecedor, além da facilitação do atendimento, e respeito ao direito de arrependimento. O consumidor, antes de finalizar qualquer compra na internet, busque referências confiáveis a respeito do fornecedor do produto ou do serviço ofertado, especialmente nos casos de promoções extremamente vantajosas, onde há um risco maior de ocorrências de fraudes. 
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Os trabalhadores têm até o dia 30 deste mês para receber a primeira parcela do décimo terceiro salário, e a orientação é que utilize o dinheiro extra para pagar dívidas, priorizando aquelas que possuem juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial. Se o dinheiro não for suficiente, pode utilizar o décimo terceiro para quitar parte dessas dívidas com uma entrada. Atenção! Substituir uma dívida cara por uma mais barata também pode ser uma alternativa, como a contratação de um empréstimo consignado que possui as taxas de juros mais baixas do mercado. Também é bom poupar parte do dinheiro extra para utilizar no abatimento de despesas do fim e início de ano, como férias, IPVA, IPTU e matrícula escolar.
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A inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 13,3% em outubro, na comparação com setembro último, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi a maior alta verificada desde outubro de 2012, quando houve um avanço de 13,8% ante setembro daquele ano. Os economistas da Serasa Experian apontam que a atual tendência de elevações das taxas de juros, as oscilações da taxa de câmbio e o atual cenário de desaceleração da economia estão entre os fatores que impulsionaram a inadimplência das empresas em outubro.

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