Seguidores

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Natureza: Ministério do Turismo lança cartilha com dicas de Turismo Rural pelo Brasil



O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das entidades que compõe o Sistema Fiema, oferecerá 36 cursos de aperfeiçoamento para executivos e para desenvolvimento do empresário industrial no primeiro semestre de 2014. Serão iniciados já na segunda semana de janeiro, com carga horária de 21 a 100 horas, nas áreas de licitação, gestão, planejamento e contabilidade. O investimento varia de R$ 230 a R$ 1,5 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia do início das aulas. Em 2013, o IEL realizou 17 cursos nas áreas de gestão, governança corporativa, auditoria e contabilidade, com duração que variavam de 21 a 90 horas, com a participação de mais de 1,5 mil executivos de empresas locais.
...............

A confiança do empresário industrial maranhense voltou a subir em dezembro. O Icei, Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão, pesquisa feita mensalmente pela Fiema atingiu 63,4 pontos. Essa foi na última sondagem do tipo realizada em 2013 pela Federação. Também foi o melhor resultado registrado em 2013, superando com folga os resultados anotados para o Brasil – 54,3 pontos – e para o Nordeste – 58,1 pontos. O índice vem crescendo desde julho, quando apresentou o pior resultado do ano, com 49,9 pontos, indicando pessimismo entre os empresários do setor no período. Segundo o relatório, o maior otimismo está entre as empresas industriais de pequeno porte, que apresentou o melhor resultado da pesquisa: 66 pontos. Quando se leva em conta apenas os segmentos industriais, as empresas industriais de transformação e extração contribuíram para o resultado, ao marcar 63,7 pontos. As indústrias da construção civil também apresentaram resultado que indica otimismo – 63,3 pontos.
................

Para incentivar turistas brasileiros e estrangeiros a desfrutarem dos costumes e tradição do campo, o Ministério do Turismo lançou uma cartilha com dicas de passeios de turismo rural pelo Brasil. O país tem mais de 4 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 84% das propriedades rurais brasileiras. De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional, o motivo ‘natureza’ é o segundo no ranking da preferência dos estrangeiros que visitam o Brasil, atrás apenas das praias. Em um país que tem campo e vida rural de norte a sul, centenas de lugarejos podem servir de inspiração para as próximas férias. Na região Norte, rios, matas, comunidades indígenas e ribeirinhas guardam uma bela amostra dos costumes e tradições mais originais do interior do Brasil. Já no Nordeste, as colônias de pescadores, o cultivo de frutos do mar e os bordados das rendeiras são os exemplos mais autênticos. O cerrado do Centro-Oeste, as montanhas capixabas e as fazendas centenárias de Santa Catarina também compõem o cenário dos passeios rurais do Brasil.
..................

Nenhum comentário:

Postar um comentário