SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Canyon: "melodias que parecem ter sido arrancadas de uma viagem no tempo"



Tivemos mesmo que esperar o raiar do início do Século XXI para apreciar um representante genuinamente maranhense do rock progressivo, estilo musical que teve apogeu na década de 1970 do século passado, mas que não se restringiu a aqueles anos “viajandões”, influenciados pela psicodelia e concomitantemente pelo minimalismo dos anos 60. Bem, demorou, mas chegou! 

"Antes tarde do que nunca", podem dizer os entusiastas desse gênero tão rechaçado (pela grande mídia) quanto revisitado (por bandas influenciadas pela sua maestria instrumental). É paradoxal, mas uma realidade. Trilhar por esse caminho - nessa ilha açoitada por estilos musicais duvidosos - é para poucos, muito poucos. 

Porém, a Canyon nos brinda com melodias que parecem ter sido arrancadas de uma viagem no tempo, a uma época na qual as rádios do ocidente e de alguns locais do oriente tinham a satisfação de tocar “medalhões”, como Yes, Genesis, Pink Floyd, Rush, e no Brasil: Os Mutantes, O Terço, e por que não mencionar Secos & Molhados, dentre várias outras que estenderiam ainda mais o playlist setentista. 

O fato de ser, na prática, a única banda de progressivo do estado - ainda não ouvi falar de outra - se alia a um traço de independência. Os integrantes são os próprios produtores musicais, ou seja, eles mesmos produzem as gravações, com captação dos instrumentos, mixagem, pós-produção, tudo isso de forma caseira, utilizando um computador. Essa característica, para alguns, é a garantia da manutenção da autenticidade musical do grupo. 

Para a Canyon, a independência, a autogestão e a autossuficiência são os ingredientes principais da banda, formada essencialmente por três instrumentistas. Soa como uma trupe de músicas mais trabalhadas instrumentalmente, catalisada pela filosofia "do it your self" (faça você mesmo) do punk londrino. Lembrando ainda que a arte visual e lay out, com desenhos em preto e branco também são assinados por um dos integrantes, ou seja, uma maravilha! 

Ramon Silva (bateria, voz), Jobson Machado (guitarra, teclado e voz) e Leonel Vieira (baixo, flauta e voz) nos levam às entranhas do estilo, com ótimas passagens, com guitarras limpas em certos momentos, distorcidas em outros, além, claro de um baixo e bateria marcantes, coroando momentos cruciais com teclado e os efeitos sonoros de praxe deste segmento musical. 

De uma maneira bem simples de descrever, os caras vão de influências do hard-prog do Rush ao som mais espacial do Gênesis (década de 70), passando pelas melodias mais rebuscadas dos italianos Premiata Forneria Marconi, Museo Rosenbach e Buon Vecchio Charlie. Cantam em inglês, numa tentativa de atrair a atenção de um público bem maior, espelhado pelo planeta. 

Não é a toa que eles já vêm sendo citados positivamente em blogs especializados em rock progressivo, tanto no Brasil quanto em outros países, como a Argentina. Após o início do grupo, em 2009, gravaram um demo-CDr, intitulado “Elegy for the King”, com três músicas, duas das quais regravadas neste mais recente trabalho, de 2014, um EP, com quatro faixas, remasterizado pelo produtor Antônio Celso Barbieri, no Raw Vibe Studio, em Londres (Reino Unido). 

A Canyon já caiu no gosto de uma parcela de roqueiros da capital maranhense, indo na contramão do que vem sendo produzido por aqui - com competência e qualidade, diga-se de passagem -, com bandas investindo em sonoridades mais atuais, ou de outras vertentes mais pesadas, o que, a meu ver, só enriquece nossa cena rock, independente de estilos. 


O Maranhão tem aparecido mais e a Canyon é uma ótima surpresa, mesmo que pelo ineditismo tardio, exaltando os traços do progressivo, ou seja, do bom e velho rock n roll. Até para fãs de outras vertentes sonoras ou mesmo do rock, vale a pena entrar ouvir o grupo. 

O nome remete imediatamente a aquela paisagem grandiosa, acachapante e não menos desafiadora do território dos Estados Unidos. Assim é a Canyon. Na internet é fácil de encontrar o áudio. É só acessar e adentrar os meandros! Boa audição!

Ouça o EP "Canyon", da banda maranhense de rock progressivo Canyon:

Nenhum comentário:

Postar um comentário