SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Contaminação: UTI do Hospital Infantil interditada até segunda-feira

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que a UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos ficará interditada até a segunda-feira (31 de outubro) por ter sido contaminada, em função da internação indevida de um paciente recém-nascido, encaminhado pelo Hospital da Criança, da Prefeitura de São Luís, às 02h20 (madrugada) do dia 25 de outubro de 2011, apresentando um quadro de varicela neonatal infectada (catapora), associado a estafilocóccia, pneumonia, septicemia, fasceite necrotizante em coxa direita e insuficiência respiratória aguda. 

De acordo com a SES, a internação não atendeu aos protocolos exigidos para esse tipo de encaminhamento. O recém-nascido foi encaminhado sem que a Central de Regulação da Prefeitura de São Luís solicitasse o leito à Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, segundo as normas estabelecidas para esse tipo de ocorrência. 

Diante da gravidade do caso, imediatamente todos os pacientes internados na UTI receberam profilaxia com imunoglobulina anti-varicela, conforme protocolos de infectologia pediátrica. Todas as medidas de isolamento foram prontamente estabelecidas. 

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, determinou de imediato o afastamento dos funcionários envolvidos no caso e a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades e falhas no sistema de regulação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário