SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão será aberta hoje

A secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão e a presidente da Fundação de Amparo á Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra, abrem nesta terça-feira, 20, às 16h, a solenidade de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA). O evento acontece na sala de reunião do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (SECTEC).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o Brasil de 17 a 23 de outubro e este ano tem como tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de riscos”. No maranhão, a semana acontece de 17 a 22 de outubro na área do estacionamento do São Luís Shopping. No ano passado o Maranhão se destacou no semanário nacional em número de eventos durante a semana, e ficou em 3º lugar no ranking dos estados do Norte em número de atividades, e o 8º no ranking nacional. 

Evento
A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C,T&I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Durante a semana acontecem atividades diversas como dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras; ida de cientistas às escolas; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes e livros; exibição de filmes e vídeos científicos; excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte, entre outros.   

Para semana no Maranhão, que tem uma expectativa de público de 20 mil pessoas, está sendo pensada uma programação que inclui mini-cursos, palestras, visitas a laboratórios e ao Parque Botânico da Vale. Outra atração que deve chamar a atenção dos participantes da Semana é o planetário que ano passado foi um sucesso, principalmente entre os estudantes. A grande novidade deste deve ser um cubo mágico e uma mesa multi touch, onde poderá ser feita uma viagem interativa por São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário