SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Empresários começam o ano menos otimistas no Maranhão, diz pesquisa da Fiema


São Luís – Os industriais maranhenses começaram o ano menos otimistas. É o que diz o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-MA), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), que registrou 59,1 pontos em janeiro de 2013, 2,2 pontos a menos que em dezembro de 2012.

A pesquisa também revela que o recuo vem ocorrendo desde novembro de 2012 e que se repete no Brasil (56,7 pontos), e no Nordeste, onde o índice também marcou 59,1 pontos. Apesar dos números, os índices permanecem acima da linha limítrofe dos 50 pontos, o que ainda indica otimismo.

“Contribuíram para a queda do índice de confiança dos empresários no Maranhão as incertezas na economia brasileira e a má avaliação das condições do estado”, informa a Fiema.

Nos três anos de aplicação da pesquisa no estado, é a primeira vez que o ano começa com uma avaliação ruim dos empresários em relação a essas duas variáveis, e com a agravante de que as condições das empresas da Construção Civil também pioraram (47,4 pontos).

Na comparação com janeiro de 2012, observa-se que o recuo mais acentuado foi de 7,8 pontos no Maranhão, no Nordeste de 3,8 pontos e no Brasil de 0,6 pontos. “Uma demonstração que o otimismo vem oscilando e está cada vez menos disseminado pela classe empresarial”, acrescenta o boletim da entidade.

Ainda de acordo com o ICEI-MA, o segmento da Construção Civil, ávido por projetos estruturantes, como os do PAC, e dependente de políticas públicas, apontou piora nas condições do estado ao registrar 41,7 pontos em janeiro de 2013. As indústrias de Extração e Transformação também revelaram piora (49,0 pontos) das condições do estado, mas em menor grau.

No Brasil, a Construção Civil mantém um quadro de não alteração (50,5 pontos) nas condições das empresas, ao contrário do setor no Maranhão, que apontou piora nesse quesito (47,4 pontos).

Apesar do quadro ruim de janeiro, há otimismo por parte dos empresários de ambos os setores em relação aos negócios das suas empresas, confirmado pelos indicadores, que ficaram acima dos 50 pontos.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Maranhense é elaborado mensalmente pela Fiema por meio do Núcleo de Pesquisas, utilizando-se dos resultados da pesquisa aplicada pela CNI no Maranhão e em 26 estados da Federação. O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário