SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sema e Vale lançam Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha do Maranhão


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) e a Vale lançarão nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, às 8h, o Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha do Maranhão, que será executado também no Parque Estadual do Bacanga. O evento acontecerá no canteiro de obras instalado na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, localizado à Avenida Luís Eduardo Magalhães (próximo à loja Quixaba Flores).

O Programa de Compensação e Reposição Florestal será iniciado este mês, na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, e em outubro, no Parque Estadual do Bacanga. Será realizado o plantio de 48 mil mudas na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, e 289 mil no Bacanga, totalizando 337 mil mudas de espécies nativas, entre elas bacuri, pau d'arco amarelo, cajá e jacarandá. A escolha das espécies partiu de um levantamento feito nos locais que receberão as mudas e áreas adjacentes. Este levantamento é importante para manter as características da formação florestal da ilha de São Luis.

O plantio das mudas ocorrerá no primeiro ano do programa, e a manutenção e reposição de mudas nesses locais serão realizadas nos dois anos seguintes. Na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, o Programa de Compensação e Reposição Florestal será implementado em uma área de cerca de 25 hectares. Já no Parque Estadual do Bacanga, em uma área de 166 hectares.

Na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, o plantio de mudas será antecedido de recuperação do solo, devido às condições, que, atualmente, comprometem a sobrevivência das mudas pela pobreza de nutrientes e altas taxas de erosão. Em seguida, serão iniciadas as etapas de abertura das covas, adubação do solo e por fim o plantio das mudas.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE COMPENSAÇÃO E REPOSIÇÃO FLORESTAL:

Data: dia 5 de fevereiro (terça-feira)

Local: Estação Ecológica do Rangedor, acesso pela Avenida Luís Eduardo Magalhães, próximo a Loja de Plantas Quixaba.

8h – Recepção dos Convidados e Serviço de Buffet;
8h30 - Abertura pelo Mestre de Cerimônias;
8h35 – Pronunciamento do Representante Vale- Gerente de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira;
8h42 – Pronunciamento do Representante da Sema- Carlos Victor Guterres Mendes;
8h50 – Ato Simbólico de Plantio de Mudas pelos representantes da Sema e Vale;
9h20 – Atendimento à Imprensa;
9h35 – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário