SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

PROCON deve criar cargos e realizar concurso até 2028

 

O acordo foi confirmado em sentença do juiz Douglas de Melo Martins

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (PROCON-MA) está obrigado pelo a criar cargos efetivos e a realizar concurso público para preenchimento dessas vagas. A ação é resultado de acordo confirmado em sentença do juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, de 23 de fevereiro de 2024, como resolução de conflito ajuizado em “Ação Popular”, proposta por um advogado contra o instituto e o diretor à época, Hildélis Silva Duarte Júnior, atualmente deputado federal.

 

Assim, as partes devem formalizar proposta de criação de 51 cargos de provimento efetivo (11 de conciliadores e 40 de auxiliares administrativos); contratar banca de concurso, e nomear 51 servidores (11 conciliadores e 40 auxiliares administrativos), até 31 dezembro de 2028.

 

O advogado alegou no documento que a nomeação de 347 pessoas para cargos em comissão pelo PROCON prejudicou o patrimônio público, considerando o ato “arbitrário e desproporcional, em evidente burla à exigência constitucional do concurso público”.

 

Um parecer do MP concluiu que o número de servidores comissionados era o triplo do de efetivos. O Estado e o PROCON negaram qualquer irregularidade, mas acabaram entrando em acordo na terceira tentativa de conciliação.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário