SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

IPHAN REALIZA OFICINA PARA PRESERVAR O TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO

 

A oficina acontece de 23 de outubro a 03 de novembro

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) inicia no dia 23 de outubro, a primeira "Oficina de Escavação e Cobertura de Tambor de Madeira do Tambor de Crioula".

 

O evento acontece até 3 de novembro, na Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, uma iniciativa dos detentores do tambor de crioula de São Luís, demandada durante a instrução técnica do processo de registro do bem cultural em 2006, com o apoio do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula.

 

A carga é de 40 horas, destinada aos detentores do Tambor de Crioula, uma oportunidade de compartilhamento das técnicas tradicionais de escavação e cobertura de tambores de madeira, com os mestres Werlys Cunha Santos e José Reinaldo Ramos Moraes.

 

BEM CULTURAL

O Tambor de Crioula, manifestação cultural tradicional do Maranhão, foi o primeiro bem cultural maranhense reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, em 2007.

 

Após registro no Livro das Formas de Expressão, foi instituído o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, composto por representantes dos detentores do Tambor de Crioula, da sociedade civil e dos poderes públicos federal, estadual e municipais e que discute, delibera e acompanha a execução das ações de salvaguarda realizadas pelo Iphan.

 

SERVIÇO

Oficina de Escavação e Cobertura de Tambor de Madeira do Tambor de Crioula

De 23 de outubro a 03 de novembro, das 14h às 18h

Na Casa do Tambor de Crioula, Rua da Estrela, 309 - Praia Grande/Centro, São Luís, Maranhão

Inscrições presenciais, até o dia 20 de outubro, na Superintendência do Iphan-Maranhão, Rua do Giz, 235 - Centro, horário comercial

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário