SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Fapema lança edital de formação de rede de coleções biológicas e Parque Tecnológico e Infovias

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou, na página da fundação (www.fapema.br), os editais Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas (edital 029/2012 CBIOMA) e Apoio ao Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão (Edital 028/2012 AEP-Sectec). As duas chamadas públicas, que somam recursos da ordem de R$ 3,8 milhões, vão possibilitar a formação da Rede de Coleções Biológicas do Maranhão e Parque Tecnológico e Infovias.

“O edital de Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas tem como objetivo dar suporte a organização, informação, gestão e divulgação de coleções biológicas e arqueológicas já existentes (fauna, flora, microrganismos e componentes-tecidos, células, DNA entre outras) consideradas estratégicas para o Estado”, disse a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Já o Edital de Programa de Suporte à Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão, segundo explicou a presidente, visa selecionar recursos humanos capacitados para desenvolver atividades que conduzam à implantação de um novo modelo de infraestrutura de comunicação digital, na estruturação de um Parque Tecnológico, na modernização do sistema de produção agropecuário e no apoio à criação de um centro de referência em tecnologia aplicada no Maranhão.

“Este edital é resultado de convênio entre a Fapema e a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior (Sectec)”, disse. Estão sendo oferecidas 19 bolsas, nas modalidades Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI-A), Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI-B) e Bolsa de Apoio Técnico (BATI). Na DTI-A podem concorrer graduados em engenharia elétrica, da computação, civil e arquitetura; na DTI-B, graduados em economia e direito; já para BATI concorrem técnicos em administração e informática.

As atividades a serem realizadas pelos bolsistas será objeto de plano de trabalho específico aprovado pela Coordenação do Projeto designada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec). A data limite para submissão de propostas ao edital nº 28, 02 de julho e o de nº 29 é dia 06 de agosto. A íntegra do edital está disponível no site da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário