A edição de 2024 do projeto Cultura na Praça estreou as sessões de cinema itinerantes no interior do Maranhão, em São Pedro da Água Branca, com a exibição do curta-metragem “Água Branca”, produzido por jovens moradores da cidade.
Os outros municípios maranhenses incluídos nesta temporada são Cidelândia, Buriticupu e Alto Alegre do Pindaré. Durante o projeto, jovens de 13 a 19 anos aprendem as teorias e práticas de todas as etapas de realização de um filme, como roteirizar, filmar e editar, em oficinas gratuitas.
Os curtas produzidos são exibidos ao público em eventos ao ar livre e, posteriormente, na plataforma virtual Cine Babaçu (culturanapraca.art.br). O Cultura na Praça é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Centro Cultural Tatajuba.
São Pedro da Água Branca foi o primeiro município maranhense do circuito de exibições comunitárias. Todas as sessões contam com recursos de acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição e legenda descritiva.
O evento foi contemplado na Praça São Pedro e teve apresentação de abertura do Grupo Junina Capim Canela, com participação especial Explosão Sol Raiá. O filme “Água Branca” foi exibido em seguida; ele é resultado do empenho e do olhar de jovens que, durante um processo imersivo, desenvolveram suas habilidades de criação e produção, no intuito de abrir uma janela de expressão por meio do cinema.
Além de “Água Branca”, outros curtas-metragens do projeto Cultura na Praça estão na programação.
Cultura na Praça
Criado em 2017, o Cultura na Praça promove oficinas gratuitas de cinema no interior do Pará e do Maranhão e realiza as exibições dos filmes produzidos nas comunidades, juntamente com apresentações artísticas.
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados, o projeto já alcançou mais de 200 mil pessoas ao longo de suas cinco edições.
Na plataforma virtual Cine Babaçu, 40 curtas-metragens produzidos durante as oficinas de todas as edições do projeto são disponibilizados com acesso livre.
Em 2024, o Cultura na Praça chega à 6ª edição, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba, e realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO
Cultura na Praça 6ª Edição
Locais: Marabá (PA), São Pedro da Água Branca (MA), Cidelândia (MA), Buriticupu (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA)
Mais informações: (99) 99211-7888
Acesse o site e redes sociais do projeto: culturanapraca.art.br; instagram.com/cultnapraca
Nenhum comentário:
Postar um comentário