SLZ BUSSINES, Lj. 05 Renascença 📱 Atendimento virtual

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Tese do professor Wagner Cabral (UFMA) sobre cartuns recebe Menção Honrosa da CAPES 2024

Em 19 edições, a UFMA foi premiada apenas sete vezes pela Capes


 A tese intitulada "Soldados do Traço: Cartuns contra o nazifascismo (Conexões transnacionais, 1922-1945) recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024. 

Trata-se do único trabalho da Universidade Federal do Maranhão em destaque nesta edição da premiação criada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2006, concedida às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). 

A UFMA foi premiada apenas sete vezes nas 19 edições (de 2006 a 2024), sendo dois grandes prêmios e cinco menções honrosas, concedidas aos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (4), Odontologia (2) e História (1). 

As menções honrosas são concedidas aos autores de teses que, mesmo não sendo laureados com o Prêmio, destacam-se pela originalidade e qualidade. 

A edição de 2024 contou com 1.632 trabalhos inscritos, em 49 áreas do conhecimento, o maior número desde a criação do prêmio.

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UFMA) tem nota 4 da CAPES. Iniciado em 2019, o Curso de Doutorado foi premiado logo na primeira turma do Programa.

A tese do Professor Wagner, que tem como orientadora a Professora Isabel Ibarra, analisa os cartuns sob vários pontos de vista, inclusive o político. 

Confira a entrevista do autor à Universidade FM:



O Professor Wagner Cabral faz parte do Doutorado em História e Conexões Atlânticas: Culturas e Poderes, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UFMA) 

CONFIRA A TESE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário